Produção de bicicletas no Polo de Manaus ultrapassa 31 mil unidades em maio
- luandaeditores
- 18 de jun.
- 2 min de leitura
Indústria mantém ritmo estável e vê aumento expressivo na fabricação de bicicletas elétricas

Divulgação/Abraciclo
Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, aponta que as fabricantes do Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 31.627 bicicletas em maio.
Já no acumulado do ano, saíram das linhas de montagem 150.241 bicicletas, número dentro das projeções do setor, que mantém estabilidade diante de ajustes de demanda e da estratégia de produção. “Seguimos em ritmo de recuperação. As fabricantes estão atentas às transformações no comportamento do consumidor”, afirma o vice-presidente do segmento de bicicletas, Fernando Rocha. “Há uma demanda crescente por bicicletas elétricas, por exemplo. A indústria acompanha isso atentamente para oferecer produtos que atendam a essas expectativas, seja para mobilidade urbana, lazer ou prática esportiva”, enfatiza.
Produção por categoria
A bicicleta elétrica foi o principal destaque em maio, com 3.826 unidades produzidas. Atualmente, a categoria representa 12,1% do volume total produzido e ocupa a quarta posição entre as mais fabricadas nas unidades do Polo de Manaus. No ano passado, essa participação era de 2,8%, o que representa um aumento de 324%.
Em números absolutos, a categoria mais produzida foi a Mountain Bike, com 47,7% da produção. Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer (com 25,7% da produção), seguida pela Infantojuvenil (12,3%).
As posições foram mantidas no ranking do acumulado do ano: MTB (com 53,4% do volume total produzido), Urbana/Lazer (19,5%) e Infantojuvenil (14,3%).
Distribuição por região
A região Sudeste foi a que mais recebeu bicicletas produzidas no PIM. Em maio, foram enviadas 18.746 unidades, o que corresponde a 59,3% do volume total fabricado. Em segundo lugar, ficou o Sul (14,9% da produção), seguido pelo Nordeste (11,9%), Centro-Oeste (9,2%) e Norte (4,7%).
No ranking do acumulado do ano, as posições foram mantidas: Sudeste (com 55,5% do volume total), Sul (14,4%), Nordeste (13,6%), Centro-Oeste (10,1%) e Norte (6,4%).
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Fundada em 1976 e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus - PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 18,7 mil empregos diretos em Manaus/AM e mais de 150 mil em todo o Brasil.
Comments