Por Marco Antônio Gioso
Esta foto, a meu singelo ver, é altamente significativa. "Rivais" reverenciando a campeã, num gesto emblemático de humildade, reconhecimento e admiração.
Eu achei simplesmente fantástico! Oposto do que observo há 40 anos na Medicina Veterinária. Para dizer- se "maioral", competente, o melhor cirurgião, o presidente de entidade "fodástico" que esse país nunca viu, vangloriar-se de seus feitos extraordinários, precisa difamar o outro, um colega, um diretor, empresário.
Especialmente quando estes mostram ótimos resultados!
Parece ficar sempre à espreita para detectar deslizes, como se ele nunca errasse. Precisa inventar, caluniar. Tão pobre de espírito, tão fraco no autocontrole, tão podre na alma; demasiadamente inseguro, que não tem consciência de que todos ao seu redor percebem sua insegurança e inveja; até mesmo seus asseclas bajuladores. Triste, mas realidade. Já viu isso ocorrer na nossa profissão, nas associações de classe, faculdades, clínicas e Conselhos?
Sabe qual o futuro desse tipo de gente? Vácuo constante no peito, sensação de estar sempre deslocado, desajustado, carência afetiva, e ser ignorado pela história.
Por isso a foto acima é linda! Mas terminemos o texto de forma positiva: conheço muitos colegas que também seguem o admirável estilo destas atletas. Gente humilde, positiva, que sabe reverenciar seus professores, orientadores, mentores, seus dirigentes, patrocinadores e antepassados. Sim, eles existem, felizmente.
Comentarios