top of page
  • luandaeditores

Shineray do Brasil anuncia chegada da SWM Motorcycles ao Brasil em 2024


A Gran Milano, um clássico de 500 cilindradas da marca italiana, será o primeiro modelo testado no mercado consumidor brasileiro, entre maio e junho de 2024


Divulgação/Shineray


A Shineray do Brasil entrou em contagem regressiva para começar os testes e os processos de homologação dos primeiros modelos de motocicletas da SWM Motorcycles que chegarão ao país em 2024. A lendária marca nascida em Milão, na Itália, pertence à Shineray Group e sua chegada ao mercado nacional selará uma nova era: a das motos de mais altas cilindradas montadas diretamente em Suape, Pernambuco, com a expertise e a sofisticação do design europeu.


O primeiro modelo a desembarcar na fábrica brasileira da Shineray será o Gran Milano, um clássico de 500 cilindradas que marcou presença entre os lançamentos da SWM no Salão de Motos de Milão - o mais importante evento da indústria de duas rodas do mundo, realizado de 7 a 12 de novembro.


Diretor de Supply Chain da Shineray do Brasil, Thomas Medeiros explica que o modelo de estreia já está passando por testes na China e deverá desembarcar no país, para homologação, entre maio e junho do ano que vem. No final deste mês, o executivo estará na China, juntamente com o diretor Luciano Menezes, para tratar dos últimos detalhes da nova estratégia comercial do grupo.


“O ano de 2024 será de testes e de processos de homologação dos primeiros modelos, pois muitas das motos que hoje temos na Europa serão customizadas para atender ao perfil do público brasileiro”, explica o executivo. A expectativa é que as vendas só ocorram um ano depois, em 2025 - as motos vão ser disponibilizadas nas lojas próprias premium da Shineray, como a Shineray Electric, e em futuras concessionárias próprias das SWM.


Outras motos do portfólio da marca italiana, como a SuperDual e a SWM Six, deverão passar por uma análise de mercado antes de desembarcarem oficialmente no Brasil. De acordo com Thomas Medeiros, a estratégia da Shineray do Brasil é explorar as motos com até 250 cilindradas com o selo próprio. A partir de 300 cilindradas, chegando futuramente até 1.200 cc, os produtos comercializados no país, do grupo, serão SWM Motorcycles.


“Em nossas constantes avaliações do mercado consumidor, percebemos o aumento da procura por motos de cilindradas mais altas. A SWM Motorcycles tem motos tecnologicamente avançadas, acessíveis, com força e tradição para oferecer o melhor para o nosso público”, enfatiza Medeiros.


Spoiler - Além das motos


Enquanto as motos SWM cumprem o passo a passo de testes e homologação para chegarem ao mercado final, a Shineray do Brasil prepara, também, o lançamento do primeiro mini truck da marca no mercado brasileiro. Há atualmente três versões do carro utilitário no mercado internacional (T1, T3 e T5), com capacidade de carga de até 2,5 toneladas.


Sobre a SWM Motorcycles


A SWM é marcada pelo estilo próprio e desempenho comprovado. Com fábrica no norte da Itália e também na China, a paixão pelo off-road está no DNA da marca, que conquistou admiração e reconhecimento pelo histórico vitorioso em competições durante os anos 1970. O design exclusivo dos modelos de motocicletas inspira-se na tradição e na originalidade, condição mantida há décadas, graças à sua trajetória de sucesso.


Reforçando que a Shineray Group e a SWM são as parceiras regionais oficiais do Inter de Milão para a temporada de 2023/2024. O acordo com um dos principais clubes de futebol da Europa foi oficializado na sede do Inter, em Milão, no dia 16 de outubro, por Yong Xie, vice-presidente da Shineray Automobile, e Alessandro Antonello, CEO Corporativo do Inter.


Sobre a Shineray do Brasil


A Shineray do Brasil é uma empresa de capital 100% nacional, possui 17 anos de operações no país e, desde 2015, atende o mercado consumidor com montadora própria. O parque fabril da Shineray é localizado no Complexo Industrial de Suape (PE), a 40 km do Recife, no município do Cabo de Santo Agostinho. Trata-se da única montadora de duas rodas na região Nordeste do Brasil.


- A Shineray é a maior montadora de motos elétricas do país e terceiro lugar em vendas. O portfólio dispõe de 32 produtos, entre ciclomotores, motocicletas, scooters, quadriciclos e triciclos;


- Cerca de 300 empregos, entre diretos e indiretos, são gerados na planta industrial e lojas próprias da Shineray;


- A fábrica tem capacidade para montar 700 mil unidades/ano, entre veículos a combustão e elétricos;


- A empresa encerrará o ano com 9 lojas próprias em funcionamento: 4 em São Paulo, três em Pernambuco e duas no Ceará. Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais também estão no plano estratégico de expansão da montadora;


- Três centros de distribuição integram a estrutura logística da empresa, instaladas no Cabo de Santo Agostinho (PE), Santo André (SP) e Fortaleza (CE).






bottom of page