top of page

O que o desmanche de motos em SP revela sobre o mercado de peças usadas?

  • luandaeditores
  • 15 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 11 horas

Uma operação da Polícia Civil expôs um esquema de desmanche de motos roubadas no centro de São Paulo, revelando os riscos da compra de peças sem procedência



Texto: Joelma Farias


Uma investigação conduzida por agentes da 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos (Divecar), que vinham monitorando uma quadrilha especializada na receptação de motocicletas, acabou revelando um grande esquema de desmanche. Durante a apuração, os policiais identificaram um endereço utilizado pelos criminosos e realizaram uma campana no local, constatando movimentações suspeitas.


Em um prédio de três andares localizado na Rua dos Gusmões, na região da Santa Ifigênia, onde funcionava um comércio de fachada, operava o esquema criminoso. De acordo com a investigação, o local recebia, em média, 15 motos furtadas ou roubadas por dia. Os veículos eram prontamente desmontados, e as peças, revendidas de forma clandestina.


Para se ter uma ideia da dimensão do negócio, a Polícia Civil precisou contratar duas carretas para remover todo o material apreendido. Motos que estavam estacionadas na calçada em frente ao imóvel também foram recolhidas para averiguação, pois há indícios de que estejam ligadas ao esquema.


O caso foi registrado como receptação qualificada, associação criminosa e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Dois homens foram conduzidos à delegacia para prestar depoimento como testemunhas.


Esse é apenas um entre tantos casos que, diariamente, estampam as manchetes dos jornais. Existem outros que não chegam a ganhar repercussão na mídia. Isso nos leva a uma reflexão: o que há de vantajoso em comprar peças sem qualquer procedência?


Em uma análise simples, para um trabalhador que paga seus impostos, não há benefício algum em contribuir para a perpetuação de atividades criminosas.


Compra consciente: segurança e legalidade para todos


Casos como este evidenciam a importância de adquirir peças e produtos com procedência comprovada e de fornecedores legalmente estabelecidos.


Ao escolher peças de reposição de qualidade e com origem garantida, seja fabricadas no Brasil ou importadas com segurança, o consumidor contribui diretamente para o combate ao mercado ilegal, que alimenta furtos, roubos e o desmanche clandestino de veículos.


Quando uma peça de procedência duvidosa chega ao mercado, é impossível saber o que aconteceu com o dono da motocicleta da qual ela foi retirada. Por isso, exigir a procedência das peças é essencial para não se tornar cúmplice de um crime.


Mais do que garantir a segurança e o bom desempenho do seu veículo, escolher fornecedores idôneos é um ato de responsabilidade social.


*Acompanhe o blog da revista Motomagazine e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das duas rodas.





Comments


Regua_Logos_GrupoLuanda.png
LUANDA_rodape_site.png

+55 (11) 3924-3259 /3921-8339

vendas@luanda.com.br
redacao@luanda.com.br

©2024 por Luanda

Todos os direitos reservados.

Rua Joaquim de Almeida Morais, 273
Jd Magali - CEP 02844-000 - São Paulo-SP - Brasil

bottom of page