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O Futuro da indústria da bicicleta – Parte III: Ferramentas para sobreviver (e prosperar)


Na terceira parte da série de sete artigos intitulada "O futuro da indústria da bicicleta", de autoria de Cristóbal Pérez para o site Cycling Industry News, o experiente profissional da indústria do ciclismo fala sobre a necessidade de mudanças na forma como administrar a empresa, para que o negócio tenha mais chances de prosperar



"Pense grande"


Esta é uma citação bastante comum que afirma perfeitamente como algumas coisas devem ser tratadas no seu negócio. Isso não significa que você precise administrar um grande negócio ou um grande orçamento. Não, por favor, não. Trata-se de imitar o que algumas grandes empresas fazem que é perfeito e indispensável para que sua empresa (pequena ou média) prolongue sua vida útil e seus lucros.


Seu negócio precisa dar um passo à frente para lidar com sua evolução intrínseca se esse for seu objetivo. Variáveis ​​como localização, tamanho e dinheiro disponível nada têm a ver com as possibilidades de consolidação da sua empresa e, porque não, de crescimento. Também é possível para você.


E você pode traduzir isso em dinheiro.


Esses eixos são os principais a serem levados em consideração para garantir que você esteja fazendo o que é preciso:


  • Administração

  • Serviço

  • Gestão de clientes

  • Comunicações

*Gerenciamento


Existem softwares que certamente ajudarão a administrar o seu negócio de maneira adequada. Você pode considerar utilizar o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), mas isso não é necessário. Verdade seja dita, existem opções mais adequadas com diversas funcionalidades que melhor se adaptam às necessidades do seu negócio. Preste mais atenção nisso do que o nome da ferramenta.


Um software dedicado para administrar o seu negócio deve permitir que você controle seu estoque. Testemunhei como uma loja de 3 milhões de euros não tinha ideia de quantas bicicletas tinha em estoque ou da composição do seu inventário. Você pode imaginar como foram as pré-encomendas da próxima temporada.


Ter uma visão clara do que você tem em sua loja é algo que dispensa explicações sobre sua importância. Mas ao utilizar a ferramenta certa, os pedidos serão automaticamente deduzidos do seu estoque para que o processo seja mais saudável.


Vendas geram movimentação no faturamento e essas transações podem ser automatizadas para facilitar o fornecimento de uma fatura ou nota de fiscal para qualquer lugar. Isso também significa obrigações fiscais mais simples.


No caso do seu site, é importante que ele esteja sempre atualizado, com o estoque exato disponível e um prazo de entrega definido para que o seu cliente tome a decisão certa de comprar de você agora ou em outro momento.


Os pedidos também vão de forma automatizada: descontando-os do seu estoque, gerando um pedido para envio ou até mesmo criando um pedido adicional de reposição ao seu fornecedor, para que você nunca fique sem o que vender. Além disso, você também terá um panorama financeiro para conseguir empréstimos ou qualquer outra negociação no prazo e de acordo com seu fluxo de caixa.


*Serviço

O serviço é o que distingue as empresas que sobreviverão das que não sobreviverão. Portanto, você deve controlar as operações da sua oficina por meio de um software específico, e entendê-lo como uma ferramenta de ajuda. Geralmente ele está incluído em um ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) para que você possa incluir tudo o que ele gera como insumos úteis para aprimorar o desempenho do seu negócio.


Isso deve ajudá-lo a manter um estoque saudável e reduzido em sua oficina. A falta de insumos nessa área tem um impacto mais profundo porque geralmente significa um cliente irritado com sua bicicleta ocupando espaço em sua loja. Você estaria diminuindo a confiança deles e a sua renda.


Criar um orçamento detalhado para o cliente e cobrar o valor exato pelos seus serviços é apenas a porta para um mundo de benefícios para todos os envolvidos. Você pode acompanhar o status do reparo e enviar mensagens automatizadas para informações do usuário sobre alterações, variações de orçamento, solicitações de aprovação ou entrega de bicicletas. Isso vai reforçar o seu profissionalismo, percepção e evitará mal-entendidos.


Há algo nesse sentido que considero uma iniciativa barata, fácil e fantástica: manter um registro da quilometragem da bicicleta do seu cliente, agendamento de manutenção futura, mecânico preferencial ou recorrente, lembretes para trazer clientes para verificar ou renovar qualquer peça, promover serviço ofertas, pacotes, promoções de início de temporada, etc. Você estará em primeiro lugar em suas mentes. De acordo com seus registros, você saberá o momento certo para sugerir a verificação das pastilhas de freio, a substituição da corrente ou a revisão antes da nova temporada de ciclismo ou ciclo viagem. E tudo acontecerá automaticamente.


*Gestão de clientes

Saber tudo sobre seus clientes é a melhor forma de gerar negócios e fidelizar. Você deve buscar dados exclusivos. Basta digitar qualquer informação relacionada ao seu cliente como nome, telefone, e-mail ou qualquer outra informação em um arquivo completo que deverá estar disponível. Um bom CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) pode ajudá-lo a acompanhar tudo o que é relevante sobre cada cliente: quando foi a primeira vez que ele visitou sua loja, histórico de compras e/ou serviços, quais bicicletas possui, data de aniversário, se tem companheiro(a), filhos(as), preferências, etc.


Para clientes inexistentes, não importa como o lead veio, mídia social, correio, telefone, etc. você terá um reservatório de pessoas para alcançar, convidar, informar, ligar, enviar e-mail, enviar mensagem de texto, WhatsApp ou qualquer outro meio que coloque seu futuro cliente em seu radar. É sempre uma fonte de negócios.

Com isso em mente, você pode canalizar suas vendas e atividades de marketing relacionadas e otimizar seus recursos.


*Comunicações

Isto é extremamente importante. Uma boa estratégia de comunicação e as ferramentas certas para que isso aconteça permitem que você conheça seus clientes e vice-versa. Se você não sabe o que se passa em suas mentes, quais são suas necessidades, medos ou preocupações, é provável que você não encontre aquele ponto para tocá-lo e chamar a atenção.


As redes sociais são o campo perfeito para isso. Você pode contar o que acontece na sua loja, as últimas novidades da sua marca, ou promover o que quiser com a ideia de reforçar o reconhecimento da sua marca ou trazer clientes para a sua loja, digital ou física. Não subestime as mídias sociais: 50% dos contatos entre usuários e marcas, por qualquer motivo, acontecem através do Facebook, Instagram, TikTok ou qualquer outra rede de sua escolha. Portanto, não espere estar acessível apenas por correio ou telefone. Não se esqueça de adicionar o WhatsApp à lista.


Não, seu parente, amigo ou quem quer que tenha um smartphone potente não resolverá o problema. Seja profissional, contrate profissionais.

Essa interação de qualidade por meio do canal preferido dos seus clientes (não do seu) ajudará você a construir sua comunidade, confiança e reputação para manter a chama acesa. Ou para quando as vendas diminuírem e você precisar deles.


Tudo o que você leu até agora pode parecer um grande passo em relação ao que você faz hoje. Mas não. Se você procurar, encontrará as ferramentas certas para operar seu negócio com mais eficiência. Nem significa muito dinheiro. Se você minimamente otimizar sua empresa de acordo com esses padrões, economizará mais do que o investimento, isso sem mencionar muitos outros benefícios associados.


Talvez uma das marcas com a qual você trabalha tenha uma abordagem perfeita para isso. Caso contrário, existe um enorme mercado para ferramentas de gestão – globais ou dedicadas.


Uma coisa é verdade: você tem oportunidades de administrar seu negócio com sucesso e enfrentar sua situação e os concorrentes diretos. Os grandes não deveriam estar no seu escopo, mas você pode aprender com eles, moldar e ajustar o que eles fazem para a sua realidade.


Mas se você não se adaptar, não fizer as coisas de acordo com a forma como a empresa é administrada hoje em dia, você não terá sucesso. Não importa o seu tamanho.


Uma coisa é verdade: você tem oportunidades de administrar seu negócio com sucesso e enfrentar sua situação e os concorrentes diretos. Os grandes não deveriam estar no seu escopo, mas você pode aprender com eles, moldar e ajustar o que eles fazem na sua realidade.


Mas se você não se adaptar, não fizer as coisas de acordo com a forma como a empresa é administrada hoje em dia, você não terá sucesso. Não importa o seu tamanho.


Adapte-se ou morra.

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