Motul orienta quando e como fazer a manutenção do filtro de ar de motos
- luandaeditores
- há 5 dias
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Um filtro limpo e bem lubrificado melhora a aceleração, reduz o consumo de combustível e protege o motor contra impurezas

Divulgação
O filtro de ar é um componente fundamental para o bom funcionamento da motocicleta, pois sua função é garantir que o ar que entra no motor esteja limpo e livre de impurezas. No caso dos filtros de espuma, o óleo aplicado é responsável por reter as partículas que poderiam causar danos ao motor. Quando o filtro está limpo e bem lubrificado, a moto responde melhor, acelera com mais eficiência, consome menos combustível e evita engasgos. Para ajudar os motociclistas a identificar o momento certo de trocar esse componente, a Motul — multinacional francesa especializada em fluidos de alta tecnologia — destaca os principais sinais de que é hora de revisar o filtro de ar:
1- Aumento no consumo de combustível: um filtro de ar obstruído restringe a entrada de ar no motor, comprometendo a eficiência da combustão e, consequentemente, elevando o consumo de combustível para manter o desempenho.
2- Perda de potência: a moto pode apresentar respostas mais lentas, especialmente durante acelerações. Isso ocorre porque o motor não recebe a quantidade ideal de ar, prejudicando a queima do combustível e o rendimento.
3- Dificuldade na partida: se o motor demora a ligar ou apresenta falhas (“engasga”), pode ser sinal de que o filtro está sujo, comprometendo a mistura ar-combustível necessária para uma partida eficiente.
4- Ruídos incomuns: sons estranhos ou fora do normal durante a aceleração, como estalos ou roncos abafados, podem indicar problemas no sistema de admissão de ar, muitas vezes causados por um filtro comprometido.
5- Verificação visual: um filtro visivelmente sujo, com acúmulo de poeira ou excesso de óleo, é um sinal claro de que precisa ser limpo ou substituído. A inspeção periódica evita danos maiores.
“A manutenção do filtro de ar deve ser feita com base no tipo de uso da motocicleta. Em condições de uso urbano, recomenda-se realizar a limpeza e a reaplicação do óleo a cada 5.000 km, ou conforme as orientações do manual do fabricante”, afirma Caio Freitas, engenheiro de aplicações da Motul. “Já em estradas de terra ou ambientes com muita poeira, esse intervalo deve ser de até 2.500 km. No caso das motos off-road, o ideal é que o filtro seja limpo e reaplicado após cada treino ou corrida, garantindo o melhor desempenho e proteção do motor.”

Troca e lubrificação do filtro de ar de espuma
A substituição do óleo do filtro de ar é simples. Primeiro, remove-se o filtro e faz-se a limpeza com produto apropriado, como o MOTUL MC CARE A1 AIR FILTER CLEAN. Após secar, aplica-se o óleo específico (spray ou líquido), garantindo cobertura uniforme e evitando excessos. Depois de seco, o filtro é reinstalado com vedação correta.
“É importante usar produtos de qualidade e seguir as recomendações do manual da moto. Óleos e filtros de marcas confiáveis ajudam a manter a eficiência e a durabilidade do sistema”, ressalta Freitas.
Além do filtro de ar, a Motul recomenda manter uma rotina de manutenção preventiva, verificando regularmente outros componentes da moto. Um filtro limpo e bem lubrificado promove melhor desempenho, menor consumo de combustível e aumenta a vida útil do motor. Ficar atento aos sinais de desgaste e seguir as recomendações do fabricante são atitudes que ajudam a manter a moto sempre em boas condições
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Sobre a Motul
Há mais de 170 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.
A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, entre outros.
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