top of page

Dia Mundial Sem Carro 2025

  • luandaeditores
  • 23 de set.
  • 2 min de leitura

Cidades brasileiras promovem Desafio Intermodal e ajudam a repensar a mobilidade urbana

Créditos de Imagem: Jean Alves/Pexels
Créditos de Imagem: Jean Alves/Pexels

Conteúdo: Aliança Bike


O Dia Mundial Sem Carro 2025, celebrado em 22 de setembro, é uma data que propõe repensar os hábitos de deslocamento e os impactos do uso excessivo do automóvel nas cidades. Essa iniciativa, criada na França em 1997, atualmente faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre 18 e 25 de setembro. Ela reforça a urgência de incentivar meios de transporte mais sustentáveis e inclusivos como bicicletas, transporte público e caminhada.


Como funciona o Desafio Intermodal no Brasil

O Desafio Intermodal é um evento que complementa o Dia Mundial Sem Carro, realizado em várias cidades brasileiras. Entre elas, Fortaleza, Curitiba, Aracaju, São Paulo, Brasília e Balneário Camboriú. Não necessariamente ocorrem nesta segunda-feira, mas em comum está o objetivo de comparar diferentes modos de transporte em trajetos urbanos de até 10 km, investigando três aspectos fundamentais: o tempo de deslocamento, o custo para o usuário e a emissão de poluentes.


Participantes, portanto, percorrem o mesmo itinerário usando bicicletas, carros, motos, ônibus, patinetes, skates, caminhando ou usando qualquer outro modo. Por meio da coleta de dados com aplicativos digitais, questionários e análises de infraestrutura, o evento revela, de forma prática e lúdica, qual modo é mais eficiente e sustentável em horários de pico.


Benefícios das alternativas ao automóvel para a mobilidade urbana

Alternativas ao carro particular oferecem múltiplos benefícios. A bicicleta e o transporte coletivo, por exemplo, contribuem para reduzir emissões de gases causadores do efeito estufa e diminuir congestionamentos, resultando em menos poluição e ruído nas cidades.


Além disso, caminhar promove saúde e bem-estar, enquanto modais como ônibus e metrôs otimizam o uso do espaço urbano ao transportar mais pessoas com menos veículos. Essas opções também são financeiramente mais acessíveis para grande parte da população, tornando a mobilidade mais democrática e eficiente.


A importância da Semana Nacional do Trânsito 2025 para cidades brasileiras

A Semana Nacional do Trânsito, realizada anualmente entre 18 e 25 de setembro, é uma oportunidade para engajamento social e disseminação de boas práticas de segurança viária, sustentabilidade e cidadania.


Em 2025, ela reforça o conceito de cidades mais humanas com o tema “Desacelere – seu bem maior é a vida” onde o foco principal são os motociclistas e o uso do capacete. Uma vasta programação segue em todo o Brasil com ações educativas, palestras, atividades interativas e operações de conscientização.


Como eventos como o Desafio Intermodal promovem cidades sustentáveis

O Desafio Intermodal, contudo, vai além da competição entre modos. Ele evidencia barreiras da infraestrutura urbana. Como falta de ciclovias contínuas, ausência de calçadas acessíveis e sinalização insuficiente. Aspectos que acabam limitando o uso de meios de transporte mais limpos e inclusivos.


Ao coletar dados e produzir relatórios comparativos, o evento oferece subsídios técnicos para formulação de políticas públicas. Além disso, promove um debate coletivo envolvendo universidades, poder público e sociedade civil, contribuindo para a construção de cidades mais resilientes e humanas.


O caráter pedagógico também se destaca: escolas e universidades usam a metodologia para ensinar ciência aplicada, cidadania e responsabilidade ambiental. Tudo isso, reforça o impacto positivo que escolhas individuais sobre mobilidade têm no bem-estar coletivo.


Comentários


Regua_Logos_GrupoLuanda.png
LUANDA_rodape_site.png

+55 (11) 3924-3259 /3921-8339

vendas@luanda.com.br
redacao@luanda.com.br

©2024 por Luanda

Todos os direitos reservados.

Rua Joaquim de Almeida Morais, 273
Jd Magali - CEP 02844-000 - São Paulo-SP - Brasil

bottom of page