top of page

Campanha Agosto Verde alerta para a conscientização e prevenção da leishmaniose

  • luandaeditores
  • 7 de ago.
  • 2 min de leitura

Médica-veterinária destaca o papel da informação e do cuidado com os animais para conter o avanço da leishmaniose no Brasil


Créditos de Imagem: Blue Bird/Pexels
Créditos de Imagem: Blue Bird/Pexels

Divulgação/ MSD Saúde Animal


A saúde dos animais, das pessoas e do meio ambiente está profundamente conectada. Essa visão integrada, cada vez mais presente nas discussões sobre saúde pública, ganha destaque durante a campanha Agosto Verde, voltada à conscientização e prevenção da leishmaniose.


A campanha tem foco na prevenção da leishmaniose visceral, uma zoonose grave e endêmica em diversas regiões do Brasil. O país responde por 96% dos casos nas Américas, segundo a OPAS, com cerca de 3.500 novos registros por ano e uma letalidade média de 11%, conforme o Ministério da Saúde.


Transmitida pela picada do mosquito-palha infectado, a doença é causada pelo protozoário Leishmania infantum e pode afetar tanto humanos quanto cães, estes últimos sendo os principais reservatórios domésticos. Embora tratável, a leishmaniose canina não tem cura parasitológica, exigindo cuidados contínuos e tratamento custoso, com alto risco de recaídas e óbito.


Em 2025, o estado de São Paulo já registrou 26 casos e duas mortes pela doença. Os médicos-veterinários alertam que muitos cães infectados não apresentam sintomas, tornando a prevenção ainda mais essencial para conter a transmissão.


Créditos de Imagem: Lorenzo Manera/Pexels
Créditos de Imagem: Lorenzo Manera/Pexels

As principais formas de prevenção incluem:


  • Uso de coleiras inseticidas repelentes, como a Scalibor®, eficaz por até quatro meses e recomendada pelo SUS.

  • Controle ambiental: manter quintais limpos, evitar passeios em horários de maior atividade do mosquito (fim da tarde e noite), e instalar telas protetoras.

  • Acompanhamento veterinário regular.


A leishmaniose pode atingir diversos órgãos, com sintomas como febre, emagrecimento, problemas de pele, crescimento anormal das unhas e complicações renais. Proteger os pets ajuda a quebrar o ciclo da doença e contribui para a saúde pública.


Durante o Agosto Verde, a mensagem é clara: a prevenção salva vidas — dos animais e das pessoas.


Sobre a MSD Saúde Animal   

Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite nosso site e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Facebook.


Comments


Regua_Logos_GrupoLuanda.png
LUANDA_rodape_site.png

+55 (11) 3924-3259 /3921-8339

vendas@luanda.com.br
redacao@luanda.com.br

©2024 por Luanda

Todos os direitos reservados.

Rua Joaquim de Almeida Morais, 273
Jd Magali - CEP 02844-000 - São Paulo-SP - Brasil

bottom of page