Boehringer Ingelheim lança vacina contra doenças infecciosas em cães
- luandaeditores
- 3 de abr.
- 2 min de leitura
A Recombitek® C8 chega ao Brasil como a única vacina do mercado que oferece proteção contra 5 tipos de leptospirose, além de proteger contra as principais doenças virais que acometem os cães

A Boehringer Ingelheim, multinacional farmacêutica alemã, anuncia o lançamento da vacina Recombitek® C8 no mercado brasileiro. Produzida nos Estados Unidos, a vacina oferece uma proteção abrangente para os cães, com imunidade contra cinco doenças virais (cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose e parainfluenza) e cinco sorovares de leptospirose. Ela é a única do mercado que garante proteção cruzada contra a cepa Leptospira copenhageni. Além disso, também previne a leptospirúria – presença de leptospiras na urina, que pode infectar outros animais e contribuir para a propagação de uma doença zoonótica potencialmente fatal.
Com aplicação injetável, a vacina chega ao Brasil como uma solução completa para os cães, oferecendo proteção contra as principais doenças infecciosas que podem acometê-los. “Temos o orgulho de afirmar que esta é uma das vacinas múltiplas mais inovadoras e tecnológicas dos últimos 25 anos para cães, garantindo ampla cobertura vacinal”, explica José Carlos Júnior, diretor da unidade de pets da Boehringer Ingelheim.

A tecnologia recombinante utilizada na vacina para prevenir a cinomose, também única no mercado, possibilita a prevenção precoce da doença em filhotes. Isso significa que a vacina utiliza apenas partes específicas do patógeno, como a proteína que desencadeia a resposta imune, em vez de usar o patógeno inteiro, enfraquecido ou inativo. O "C8" faz referência à proteção contra oito micro-organismos responsáveis por dez doenças. “Podemos afirmar que a vacina oferece proteção déctupla, ou seja atua no estímulo de imunidade contra 10 doenças. Além disso, ela não tem na composição a cepa de coronavírus, que segundo as diretrizes internacionais de vacinação, é um patógeno não mais recomendado por não oferecer benefício adicional ao animal”, explica Karin Botteon, médica veterinária e gerente técnica de pets da Boehringer Ingelheim.
A vacina oferece proteção contra as seguintes enfermidades, conforme descrito na bula:
Cinomose
Parvovirose
Hepatite infecciosa
Adenovirose
Parainfluenza
Leptospirose
“Ela é a vacina mais inovadora para esse mercado. Seus principais destaques de prevenção ficam para a sua tecnologia de cinomose recombinante e por ser a única vacina do mercado a proteger contra leptospirose e leptospirúria, e ainda por contar com proteção cruzada adicional contra a cepa leptospira copenhagi, se apresentando como uma agente fundamental no combate a doenças extremamente perigosas para o cachorro”, complementa a especialista.
A vacina tem previsão de chegada ao mercado brasileiro em março de 2025 e será comercializada nas clínicas veterinárias parceiras da Boehringer Ingelheim.
Comments