Data reforça a importância dos cuidados com a segurança do ciclista e incentiva o respeito à vida no trânsito
Texto: Joelma Farias
Em 19 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Ciclista, data que passou a fazer parte do calendário oficial brasileiro desde 2018, após aprovação de projeto no Congresso Nacional. O dia é uma homenagem ao ciclista Pedro Davison que morreu em 19 de agosto de 2006, em Brasília, depois de ser atropelado por um motorista que dirigia em alta velocidade e embriagado. A proposta de criação da data também é para incentivar o respeito ao ciclista e o uso da bicicleta nos deslocamentos diários.
Além da segurança do ciclista e em prol de uma maior fluidez no trânsito, a data também chama a atenção das pessoas sobre a mobilidade sustentável ao utilizar a magrela nos deslocamentos.
A bike também ganha cada vez mais adeptos de quem procura cuidar da saúde. Diversos estudos científicos comprovaram os benefícios que pedalar traz à saúde e melhoria do condicionamento físico que promove aos ciclistas.
Mas é importante lembrar que somente após uma avaliação médica, que vai mostrar as possibilidades de pedalar e a frequência indicada, é que a decisão de andar de bicicleta pode ser tomada.
Abaixo, listamos algumas das vantagens:
- Redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
- Prevenção da diabetes e diminuição dos níveis de açúcar no sangue;
- Diminuição da incidência de problemas relacionados à baixa imunidade;
- Redução do risco de aumento do colesterol ruim (LDL);
- Melhoria do preparo físico;
- Controle da pressão arterial;
- Melhoria do tônus muscular;
- A prática da atividade auxilia no processo da perda de peso.
Além de ser uma comemoração alusiva aos ciclistas, a data também é um convite para a reflexão em relação às atitudes no trânsito, incentivo ao uso da bicicleta, como transporte viável e sustentável.
Pedalar é um ato revolucionário em prol da saúde, mobilidade e sustentabilidade. Parabéns, ciclistas!
Fonte: Senado
Arte: Joelma/Canva
Comentarios