É necessário tosar o pet no verão? Especialista tira dúvidas
- luandaeditores
- 27 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jan.

Aparar os pelos dos animais nem sempre é a única solução para amenizar o calor
Com a chegada do verão, os cães podem ficar mais desanimados e com mais preguiça no dia a dia devido ao calor. Por isso, é normal surgirem dúvidas sobre como amenizar os efeitos das altas temperaturas e se é preciso ou não tosar os nossos amigos de quatro patas, por exemplo.
Segundo a veterinária e responsável técnica da Clínica-Escola de Medicina Veterinária da UNINASSAU Recife, campus Graças, Marília Macedo, há a indicação da tosa. Porém, é necessário cautela e realizá-la em casos específicos. "Existem vários mitos sobre esse assunto, mas vale lembrar que os animais não suam. Geralmente, eles regulam a temperatura do corpo pela troca de calor por meio da língua. Mesmo em um dia quente, basta se deitarem em um lugar agradável para refrescar o corpo", explica a veterinária.
Outro motivo para a tosa não ser indicada no verão é por conta da pele sensível dos cães, que podem ser prejudicados devido à forte incidência do sol. Segundo a especialista, há necessidade de ficar atento caso o cachorro apresente alergias e irritações após o corte. O mais indicado é ir em busca desse serviço no final da primavera e no outono, pois não terá muito contato solar.
"Casos de raças como Husky Siberiano, Samoieda, Poodle e Schnauzer podem fazer a tosa bebê para regular o tamanho do pelo. Isso porque ela contribui no controle de ectoparasitas para facilitar a retirada de pulgas e carrapatos, que aparecem em maior quantidade no período mais quente", acrescenta.
"Cabe ressaltar que é importante levar seu amigo para fazer a tosa higiênica para eles não se sujarem com as suas necessidades. Lembre-se que, caso queira, é importante procurar um especialista para ele indicar o melhor tipo de acordo com raça do seu cachorrinho e um profissional de confiança para realizar o procedimento", conclui Marília.
Conteúdo: Uninassau
Kommentare