QUAL O FUTURO DO COMÉRCIO PÓS-PANDEMIA?

COMPRAS
Imagem: Freepik
Texto: Cynthia Nascimento – Comunidade Sebrae

 

De um dia para o outro nos deparamos com uma mudança radical com a chegada do COVID-19, e assim, com inúmeras mudanças e claro, resultando em consumos mais cautelosos.

O futuro do consumo não se aplica apenas ao varejo, mas em indústria e prestação de serviços entre outros segmentos, onde os novos protocolos de saúde, serão uma competência que nós teremos que desenvolver, assim como:

Protocolos de atendimento;

Protocolos de entrega dos produtos;

Protocolos de higienização;

Capacitação e treinamentos das lojas e de equipes.

Nós estaremos mais atentos e mais preocupados com esses protocolos quando tudo começar a voltar ao “normal”.

Esse é um momento que vai demandar de todos novas reflexões, não apenas no consumo, mas em vários negócios, em relação ao que está sendo ofertado e observando o que será mais importante nos próximos meses, mantendo o diálogo digital.

Nós humanos, temos uma capacidade flexível de entender os novos tempos! Nos adaptamos!

E diante desse período de isolamento é preciso desenvolver – não importa o segmento e a atividade do seu negócio -, uma competência a mais nas habilidades emocionais, porque os clientes irão retomar para ele esse nível de engajamento de consumo, com novos desafios, novos protocolos e a partir desse momento, ser capaz de emocionar as pessoas para que elas vejam valor no seu produto e no seu serviço.

As competências de ligações emocionais serão muito importantes em uma retomada de consumo!

E assim, percebemos que houve um crescimento considerável no nível de empatia entre as pessoas, estão mais emotivas, então o contar histórias é muito forte nesse momento. Estabeleça conexões!

Esse é o momento de falar com o coração, de ser capaz de conectar as nossas histórias, as nossas vontades, de lembrarmos porque existimos, porque criou essa marca, porque você tem esse negócio, porque trabalha nessa atividade, de onde veio o seu sonho. Sua história pode gerar uma história memorável no seu negócio!

Até breve,

– Cynthia Nascimento – Administradora de Empresas/Atuante no Planejamento e Curadoria de Conteúdo/ Gerente de Comunidade/Marketing de Conteúdo.

Leia outros conteúdos sobre empreendedorismo e inovação na Comunidade Sebrae: comunidadesebrae.com.br

Top