MINISTÉRIO DA SAÚDE CADASTRA MÉDICOS VETERINÁRIOS PARA COMBATER CORONAVÍRUS

Imagem: Divulgação

Registro é obrigatório. Profissionais vão poder ser requisitados por governos estaduais e prefeituras para atuar na assistência a usuários do SUS

O Ministério da Saúde publicou uma portaria que determina o cadastro de profissionais de 14 categorias da área da saúde, inclusive veterinários para realizar capacitação, em caráter emergencial, para trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (2).

A possibilidade de o Ministério da Saúde requisitar profissionais, garantido o pagamento posterior, está prevista na lei 13.979/2020, que trada das medidas a serem adotadas durante a emergência de saúde pública causada pelo novo coronavírus.

O Ministério da Saúde encaminhou um ofício ao Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) solicitando que o órgão envie ao governo a base de dados contendo o registro de todos os profissionais cadastrados pela entidade. O objetivo do pedido é capacitar os 140 mil veterinários do país nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus, aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública. A capacitação será online e obrigatória.

Segundo o Ministério da Saúde, esses profissionais “poderão ser requisitados por estados, municípios ou Distrito Federal para atuar na assistência aos usuários do SUS, em todos os níveis de atenção”, mas não especifica que tipo de assistência será prestada.

Por meio de nota da entidade, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti, explicou que os profissionais ficarão à disposição do Ministério da Saúde para “auxiliar no que for necessário, com capacitação para cuidar da saúde animal, humana e do meio ambiente, e vasto conhecimento sanitário para ajudar o país a superar essa pandemia.”

Veja a lista completa dos profissionais que serão convocados no site de notícias G1.

Fonte: G1

https://glo.bo/3aEZSPJ




Top