INOVAÇÃO EM ALTA (COMO NUNCA ANTES?)

INOVAÇÃO IMAGEM
Imagem: Freepik

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae

Por 70×7 Thiago

 

Quem diria que a inovação voltou a ganhar os holofotes!? Eu sei quem diria: os ALI’s! Agente Locais de Inovação… TCHÃRÃÃÃ

Pra quem não sabe: esta raça vinda de outro mundo chamada ALI trabalha com muita raça e vontade para auxiliar empresários do Brasil inteiro a ter inovação prática nas suas empresas… Quem dera os empresários tivessem nos ouvido! 

Com muita determinação, todo bom ALI defende que a Inovação é uma ALIada =) para todas as empresas! E com toda humildade eu posso afirmar: não é que estávamos certos!?

Empresários: a Inovação é muito prática! Você não precisa reinventar a roda para inovar. O pressuposto da Inovação diária na sua empresa é a humildade em saber que não sabemos tudo, APESAR de todo o sucesso (eu não vou precisar citar aqui Kodak, Xerox e todos estes exemplos que vocês já estão cansados de saber).

Mas quem diria? O ALI diria que TALVEZ, e apenas TALVEZ, poderia surgir uma crise muito maior do que qualquer outra e, como nunca antes, TALVEZ fosse preciso INOVAR! Este tempo chegou…

Quantas vezes, durante 02 anos visitando as 55 empresas de Ponta Grossa (PR) e região que atendi na honrada jornada de Agente Local de Inovação, eu alertava: “Olha só, pode ser que o mercado mude…”, “Veja bem, não espere a coisa ficar ruim pra ter que inovar…” e por aí vai.

Bom, apesar do aprendizado, isso ficou no passado! E agora temos desafios que são muitos não é mesmo? E como enfrentá-los? Eu não quero ficar puxando o saco dos ALI’s apenas neste post (embora eles sejam TOP demais) mas, quero com a minha humilde experiência, dar algumas dicas bem práticas – conceituais e operacionais a respeito de tudo o que vivemos. São elas:

1 – Torne-se humilde novamente

É isso mesmo. Lembra quando você abriu a sua empresa e assumiu o papel de “ETERNO APRENDIZ”? Talvez você se perdeu no caminho com a prosperidade da sua empresa. Volte a ser APRENDIZ. Você ainda sabe pouco sobre empreendedorismo, marketing, inovação e cultural global.

2 – Cooperativize-se!

Viver isolado hoje é para poucos. Por quê não voltar a ter alianças positivas com colaboradores, parceiros, fornecedores e buscar aquela tão sonhada relação GANHA-GANHA? Hoje em dia, com os impactos astronômicos da pandemia, todos estão dispostos a aceitar parcerias de maneira mais fácil!

3 – Ouça, ouça e ouça o seu cliente!

Às vezes eu tenho impressão que as mega-super-empresas-milionárias esquecem que quem paga a sua conta é o cliente! Chegou o tempo de ouvi-lo com mais atenção…ele quer comprar da sua empresa, mas continua com necessidades a serem sanadas: OUÇA O SEU CLIENTE!

Bom, acho que estas são as mais importantes! Quem sabe num próximo post eu posto mais coisas que tenho visto e percebido sobre a atualidade (mas que Ex-ALI mala não é mesmo?!).

Pra terminar: QUEM DIRIA?

Resposta: os ALI’s diriam!

Leia mais conteúdos sobre empreendedorismo e inovação na Comunidade Sebrae, no endereço: comunidadesebrae.com.br 

Top