Bichos de estimação ajudam donos a enfrentar pandemia, mas talvez estejam estressados

Cães e gatos estressados
Créditos de imagem: Getty Images/iStockphoto

Alguns donos de animais de estimação estão notando mudanças comportamentais neles, ao mesmo tempo em que se preocupam ainda mais com o bem-estar dos animais durante confinamento.

POR RACHEL MAY
PUBLICAÇÃO ORIGINAL DO SITE NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL 

À medida que a pandemia de covid-19 segue seu curso, uma questão fica evidente: muitas pessoas têm recorrido a animais de estimação para ajudá-las a enfrentar este momento tão desafiador da história.

Aliás, visto que as pessoas continuam confinadas em casa, a demanda por adoção de animais de estimação ou oferta de abrigo temporário, especialmente a cães, aumentou em todo o mundo, do Canadá à Índia. Entre março e setembro de 2020, o número de animais mantidos em lares temporários nos Estados Unidos aumentou 8%, de acordo com o PetPoint, sistema que coleta dados sobre a adoção de animais de estimação.

Embora os benefícios à saúde por ter um animal de estimação sejam bastante conhecidos — desde a redução da pressão arterial até menores níveis de estresse — o relacionamento é complexo e ainda não se sabe de que forma os donos e seus animais estão lidando com os longos confinamentos.

Para descobrir mais a fundo, pesquisadores da Espanha, Israel e Reino Unido conduziram pesquisas on-line com donos de bichos de estimação em seus países. Os estudos, publicados em três revistas científicas diferentes, concluíram que, de modo geral, nossos amigos animais nos proporcionam um conforto maior.

Mas a pesquisa também revelou alguns efeitos preocupantes: as restrições da pandemia de covid-19 têm gerado preocupações aos donos de animais de estimação com relação ao seu bem-estar. Além disso, alguns animais estão manifestando sinais de estresse, como aumento de latidos, medo de ruídos altos ou repentinos e ansiedade ao ficarem sozinhos em casa.

Leia a matéria completa no link: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2021/02/bichos-de-estimacao-ajudam-donos-a-enfrentar-pandemia-estresse

 

 

 

 

Top