Artigo Dra. Flávia Oliva | Implante de ouro: a acupuntura permanente, VOCÊ CONHECE?

FlláviaOlivaOs implantes de grânulos de ouro são uma forma permanente de acupuntura. As contas de ouro são implantadas nos pontos de acupuntura dos Pets. As contas de ouro são muito pequenas, do tamanho de uma ponta de grafite ou ponta de uma bolinha. Eles fornecem uma estimulação de longo prazo dos pontos, oferecendo um ótimo custo-benefício para saúde do seu Pet. Esta forma de tratamento foi pioneira na década de 1970, mas ainda não é muito difundida no Brasil. Como com todas as formas de tratamento, funcionará para alguns e não para outros. Inicialmente foi usado para tratar distúrbios convulsivos e displasia do quadril (Coxofemural). Atualmente os implantes de ouro são usados para outras condições, tais como: Dermatite alérgica, Artrite/Artrose, Alguns tipos de paralisia, Incontinência fecal e urinária, Displasia Coxofemural, Doença do disco intervertebral, Lesões de Longo Prazo (crônicas), Fraturas não cicatrizantes,Epilepsia, Neurodermatite Sensorial, Espondiloartrose, Analgesia,  Lesão Traumática do Nervo.
Uma desvantagem do tratamento do Implante de Ouro é a necessidade de ser realizado com um tipo de Anestesia (Sedação Profunda seguida de Analgesia) o que inviabiliza em pacientes nefropatas  e/ou cardiopatas. Mesmo em pacientes jovens e saudáveis sempre há o risco do procedimento da sedação, por isso há necessidade de realizar exames pré-operatórios! Não há necessidade de ser feito em um Centro Cirúrgico já que se trata somente de um procedimento ambulatorial.
O Implante é feito com uma espécie de seringa seguida de uma agulha (40×12) grossa. O ouro é esterilizado (autoclave) e específico para esse fim. Só pode ser realizado por um Médico-Veterinário especializado em Acupuntura Veterinária e Implante de Ouro em animais.
No decorrer dos anos com essa técnica de Implante de Ouro tem se notado (a longo prazo) uma melhora significativa. O efeito tem em média uma duração de até 4 anos e após esse período poderá ser realizado novamente a implantação do ouro, sem que haja necessidade de remover os anteriores.

Petmagazine ed 115

Top