Rede de pet shop aposta no segmento premium

Perto de completar 12 anos de existência, empresa investe no treinamento e profissionalismo para sobressair-se do mercado habitual. O objetivo é chamar a atenção do cliente com serviços e produtos de alta qualidade

PLANO DE NEGÓCIOS
O Smartpet já nasceu com o objetivo de ser grande. Os fundadores da marca, acreditavam que por conta da falta de profissionalismo do mercado e lojas inadequadas para o segmento premium, o crescimento era promissor. Era vital conhecer todos os processos do negócio para a criação de um método de trabalho, através de manuais de treinamento para cada departamento. Aplicar o mesmo padrão na qualidade para a prestação dos serviços de suas lojas, e o controle administrativo de toda a rede, dependia de uma formatação muito bem calculada.

EXPANSÃO
Ao longo de 8 anos estudando e entendendo o mercado de animais de companhia, a segunda loja foi inaugurada na Vila Nova Conceição, zona sul da capital de São Paulo. O bairro, que detém o título de segundo metro quadrado mais valorizado do país,  possui poucos pontos comerciais. Foi necessário procurar por 6 meses para encontrar um ponto estratégico (e permitido) para o negócio.  Esta loja seria o divisor de águas para confirmar tudo aquilo que já havia sido planejado para o negócio.

DETERMINAÇÃO E MUITO TRABALHO
Com a chegada da segunda unidade, chegam novas barreiras a serem ultrapassadas. A empresa, que necessitava estrutura de administração maior, exigia dos seus diretores ainda mais trabalho e empenho. Nesta fase, o Smartpet tinha o perfil de um negócio grande e profissional, mas ainda com uma equipe enxuta e multitarefas.

DOBRANDO O TIME DE TRABALHO, DE UMA SÓ VEZ
Em agosto de 2017, surgiu o maior desafio: Dobrar a equipe de trabalho no mesmo mês.
A empresa, que estava prestes a inaugurar sua terceira unidade no bairro de Vila Olímpia, recebeu o convite para assumir a operação do pet shop localizado no Shopping Cidade Jardim.

O empreendimento, que possui 10 torres de apartamentos residenciais de altíssimo padrão, localizadas acima do shopping, têm ambiente reservado e muito exclusivo. A loja, que necessitava passar por uma reformulação completa de decoração e método de trabalho, foi o motivo que despertou interesse do grupo JHSF para uma parceria.

“Foi uma surpresa receber o convite. Estávamos focados na inauguração da nossa nova loja na Vila Olímpia. Foi uma proposta impossível de ser recusada, por estar alinhada ao perfil de clientes que queremos atingir”, comenta Lilian Cardoso, diretora comercial da rede e fundadora da empresa.

Para Fabiana H. Souen, diretora administrativa do Smartpet, o desempenho das lojas está dentro do esperado. “O crescimento é uma consequência do nosso profissionalismo. Somos reconhecidos por amigos e clientes, principalmente no pós-venda de nossos serviços ou produtos. O canal de comunicação entre o cliente e a empresa deve ser motivo de atenção. É tão importante quanto a saúde financeira do negócio.”

A COMPLEXIDADE PARA FRANQUEAR O NEGÓCIO
Após o convite de parceria de uma grande operadora de franquias no Brasil onde a meta era abrir 300 novas unidades nos próximos 3 anos em todo o território nacional, pensou-se em criar uma rede de lojas franqueadas. Esta hipótese foi descartada, tendo em vista que, em algum momento, era preciso abrir mão da qualidade. Por ser um negócio extremamente complexo para padronizá-lo na forma e qualidade pretendidos, a hipótese foi descartada já nas primeiras reuniões com o grupo.

“O mercado brasileiro, principalmente o de possíveis sócios franqueados interessados em investir seu capital em franquias de pet shop, ainda não está maduro. É um negócio que exige muita dedicação de quem ficará à frente da sua loja, pois certamente não terá uma nova oportunidade para atender um tipo de cliente que não aceita erros. Pensar que, por gostar de animais, será muito fácil trabalhar com eles, é um erro comum. O negócio vai muito além de estar em meio aos animais”, comenta André Arias, diretor-presidente e responsável pela expansão do Smartpet.

FECHANDO O ANO EM CRESCIMENTO
Em 2018, em meio a incerteza da economia, por conta do quadro político que ainda não estaria definido, surge um novo convite, desta vez do Grupo Iguatemi de shopping centers.  O Smartpet assinou contrato no final do ano para a criação da sua loja de número 5. O Smartpet Shopping Pátio Higienópolis já mostra o seu potencial, com números acima das expectativas.

Petmagazine ed 113

Top