CAWU | O FASCÍNIO PELAS DUAS RODAS QUE VIROU NEGÓCIO

A paixão dos sócios-amigos pela motocicleta deu origem a Cawu, que hoje completa quatro anos de atuação no mercado de moto peças. Durante esse período de atividades, a empresa expandiu seu portfólio e a área de atuação e hoje atende grande parte do território nacional

Criada em 2015, a Cawu foi idealizada a partir do sonho de quatro amigos apaixonados por motocicletas e profundos conhecedores do mercado de moto peças, que se juntaram para atuar nesse concorrido mercado. Com a expertise de Wu Jianmin, engenheiro chinês com amplo conhecimento no mercado da China e do também engenheiro Leônidas Cassiano, e com a ampla experiência no setor de moto peças de Nesvalmar Amorim e Adilson Ventura, a empresa se desenvolveu e é considerada uma das marcas mais bem-sucedidas do ramo.

A Cawu consolidou-se como referência em qualidade ao produzir para o mercado nacional produtos com tecnologia de ponta, proporcionando a seus clientes segurança na hora de realizar a reposição de peças de moto.

Com toda a experiência e competência de seus gestores, a Cawu se consolidou no mercado e vem crescendo a cada ano.
Nesvalar Amorim, mais conhecido no mercado como ‘Amorim’, conta um pouco de como tudo começou. “Após 30 anos de trabalho na indústria farmacêutica, resolvi trabalhar com produtos voltados para meu hobby, que é motocicletas.
Durante um bom tempo representei várias empresas no segmento de moto peças sempre atuando no estado de São Paulo. Um dia, o meu amigo Adilson me apresentou a dois outros amigos, os engenheiros Leônidas Cassiano e Wu Jianmin. Hoje, o Adilson responde pelo setor financeiro, eu administro o comercial e os engenheiros pesquisam e desenvolvem produtos”, revela. Com pleno domínio das técnicas de fabricação, administração, conhecimentos de mercado e entusiasmo dos sócios pelo veículo, o sucesso da marca foi inevitável.

Com quatro anos de existência, a empresa produz peças de reposição idênticas às originais e preza pela excelência nos processos fabricação para oferecer sempre os melhores produtos aos seus clientes.

Com sede localizada na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo, a Cawu tem em seu portfólio mais de 20.000 itens de fabricação própria entre peças e equipamentos que atendem à demanda do público off-road, street, e super sport. A marca também possui loja física no bairro de Monte Castelo, na cidade de Criciúma em Santa Catarina. Atualmente, conta com 31 colaboradores diretos e indiretos e seus produtos estão presentes em mais de 90% do território nacional, com forte atuação nas regiões Norte, Nordeste e no Estado de São Paulo.

Dentre os produtos fabricados pela Cawu, os carros-chefes são: Cabos de comando (acelerador, freio, embreagem), bomba de combustível, refil de bomba de combustível, rolamentos, correia para Scooter e roletes para Scooter.

Mesmo com a tecnologia invadindo nossas vidas, assim como os ambientes de negócios, a Cawu entende que a principal método de vendas continua sendo o mais tradicional de todos. Esse proximidade humaniza o processo de vendas.  “Entendemos que as ferramentas digitais são de extrema importância para qualquer negócio, mas nada substitui as visitas periódicas dos nossos representantes aos clientes. Essa continua sendo a principal conexão entre marca e consumidor”, afirma Amorim.

Segundo dados apresentados pelo Fundo Monetário internacional (FMI), melhorou a estimativa de crescimento do Brasil para esse ano. A projeção de crescimento para esse ano é de 2,5%, mostrando que o país está se recuperando gradualmente de um longo período de recessão. O setor industrial vem reagindo lentamente desde o ano passado após uma fase de fraco desempenho, demissões e até o encerramento das atividades de algumas empresas.

Entre os desafios para permanecer em atividade, está a alta carga tributária que dificulta a operação de empresas, de segmentos distintos, a operarem em território nacional. Existem propostas de mudanças na forma de cobrança de impostos, mas que ainda não foram aprovadas pelo atual governo.

Iniciativas de simplificação tributária podem melhorar o ambiente de negócios no Brasil, mas enquanto isso não acontece, os empresários ‘se viram’ para reduzir, dentro da legalidade, os impactos da carga tributária em suas atividades. Para Amorim, os desafios para administrar essa equação no dia a dia de uma empresa, são positivos. O administrador acredita que é diante das dificuldades que são testadas as capacidades de gestão de quem está à frente dos negócios. “A cada instante nós crescemos como pessoa e sem dúvida como profissionais, pois temos que aplicar uma fórmula psicológica para conviver com os desafios para administrar esses tributos”, declara.

Com novo ambiente político marcado pelas promessas de mudança a serem implementadas no país, há uma atmosfera otimista entre empresários. “A estruturação do país é possível, vejo isso com muita confiança. Teremos uma retomada do crescimento econômico e os empresários voltarão a produzir em seus segmentos numa velocidade ainda maior”, revela Amorim.

Mesmo confiante na reação da indústria nacional de moto peças, Amorim defende a ampliação de ações estratégicas de marketing para auxiliar as vendas, fomentar o mercado e captar novos clientes. “As feiras de negócios têm grande importância para fabricantes e distribuidores, já que oferecem oportunidades para empresas de todos os portes. É preciso dar continuidade a ações desse tipo”. Sobre os Encontros Motomagazine, o administrador acredita nesse formato de evento. “Os Encontros proporcionam o contato direto com o cliente, o que é fundamental para estabelecer uma relação de proximidade com esse público”, avalia. Amorim também defende que sejam oferecidas linhas de crédito mais flexíveis para facilitar o financiamento da motocicleta.

Ao entrar nesse mercado, os sócios da Cawu foram movidos pela admiração que todos têm por motocicletas. Por entender o sentimento do motociclista pelo seu veículo, Amorim afirma que esse é um mercado feito por apaixonados pelas duas rodas, e é com esse espírito que a Cawu Moto Parts fabrica seus produtos. “Cada item é concebido com o objetivo de atender as necessidades do consumidor e proporcionar a melhor experiência de compra. O que realmente nos importa é ter um feedback positivo dos nossos clientes”, conclui.

Motomagazine ed 112 | Jan. Fev 2019

Top