MOTUL: Estar presente validando os parceiros e oferecendo qualidade

Formado em administração de empresas e marketing, o mineiro de Ipanema, José Antônio Venâncio, atualmente ocupa o cargo de Gerente Nacional de Vendas, após ter passado por outras funções na Motul Brasil, multinacional de origem francesa.
De hábitos simples em sua vida particular, o executivo prioriza em seu tempo livre o convívio com a família, esposa e dois filhos. No esporte, gosta de participar de jogos de futevôlei e pilotar moto, que não tem sido possível ultimamente por estar sem a posse de uma motocicleta. Então preenche o espaço livre para curtir filmes, outro hobby.
A Motul é especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes de altíssima qualidade em diferentes segmentos, tais como: carros, motos, pesados, agrícola, náutica, veículos antigos, transmissão, kart e sua vertente industrial, a MotulTech.
Com mais de 165 anos de história e tradição, a Motul está no Brasil com unidade de negócios há aproximadamente 6 anos e atua comercialmente através de distribuidores regionais.
Antes de exercer atividades na Motul, Venâncio atuava na Caloi e desta forma estabeleceu seus primeiros contatos com a multinacional, pois foi um dos primeiros importadores dos produtos da marca para o Brasil.
Em rápida análise sobre o comportamento de mercado no segmento motopeças, o gerente de vendas é ponderado e projeta crescimento no próximo ano. “O mercado ficou estável por um tempo. Porém, a Motul conseguiu superar esta condição e crescer. Com o cenário nacional mudando, há expectativa considerável da retomada do crescimento.”
A empresa tem uma linha de produtos específicos para cada modelo de motor, conforme a exigência de cada montadora e são mais de 340 SKU, sempre respeitando as suas normas, segundo Venâncio.
“Produtos com homologações nas principais montadoras, qualidade, serviço e confiabilidade do produto, são os diferenciais da marca oferecidos aos seus parceiros e, consequentemente, aos consumidores finais”, acrescenta Venâncio.
Os parceiros prioritários da empresa no segmento são: distribuidores, concessionárias e motopeças que contam com as orientações de uma equipe de marketing qualificada e treinada com a finalidade de compor exposição que obtenha os melhores resultados no Ponto de Venda, atraindo a preferência do consumidor final.
“Além do apoio em marketing, temos uma equipe técnica que atua com treinamentos constantes levando informações sobre os produtos e o mercado”, explica Venâncio. “A Motul se preocupa muito com o consumidor e com a correta aplicação de seus produtos, por isso temos pessoas qualificadas que atuam nas mídias sociais levando informações técnicas constantes ao consumidor que o oriente nas questões de lubrificação de seu veículo”, completa.
A Motul é patrocinadora dos principais eventos mundiais tais como: Mundial de Moto GP, Mundial de Super Bike, Dakar, Rally dos Sertões, 24 horas de Le Mans, etc. Além de campanhas promocionais juntos aos revendedores.
É importante frisar que a multinacional não tem atuação apenas no desenvolvimento de negócios e consequente obtenção de lucros. Ela também desenvolve  projetos de ação social com a preocupação de ampliar bem-estar e ajuda aos mais necessitados.
“A Motul possui um projeto chamado Motul Corazón, o qual destina-se a ajudar crianças carentes ao redor do mundo”, conta Venâncio.

Motomagazine ed 112 | Jan. Fev. 2019

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