Artigo Leo | DIFERENCIAL

leocinesiEm dias atuais, onde impera a criatividade dos mais jovens e com a tecnologia já “de fábrica” até mesmo nos bebês, tentar criar o quarto item de nossa Auto-Provocação não é das tarefas mais singelas.
Já pudemos falar das outras 3 iniciativas anteriormente (Controle, Agilidade, Informação) e agora cedemos a vez para o quarto ponto que certamente é o que mais influência na distinção e opção daquele que se aproxima de nosso negócio, em vez de ir na concorrência: O DIFERENCIAL.
Sempre escuto em nossas consultorias:
“Como ter um diferencial hoje em dia?”
“Não dá pra inventar mais nada. Tudo já foi inventado.”
“Não tenho dinheiro para investir em coisas novas.”
E por aí em diante…
Um grande empresário do ramo de móveis me alertara na década de 90 e ainda sinto suas palavras bem vivas nos dias de hoje:
“Uma piada mesmo que velha e conhecida, contada em um lugar novo onde ninguém conhece a piada, faz da piada velha se tornar NOVA!”
E é sobre isso que devemos refletir…
Ninguém espera mesmo que você seja o grande inventor do supremo diferencial de nada no mundo. Não precisa!
Na verdade, o que seu cliente espera é ser surpreendido de tempos em tempos, com um diferencial quando estiver em seu estabelecimento ou quando falar com você.
Queria ilustrar com uma historinha curta que cabe aqui: Há pouco mais de 10 anos, fui provocado a desenvolver o que seria o press kit (https://en.wikipedia.org/wiki/Press_kit) de lançamento brasileiro de um notebook poderoso de uma das principais marcas do mundo e, como desafio, teríamos que inovar na apresentação, pois o notebook era absolutamente inovador e a comunicação nunca poderia deixar à desejar.
Pesquisamos e chegamos à conclusão que a Realidade Aumentada (https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada) era o que havia de mais interessante para gerarmos este impacto. Naquela época, quase ninguém produzia isso justamente por causa dos dispositivos e da tecnologia.
Fizemos um cartão com uma mensagem:
“Ligue e aponte a câmera de seu celular para esta frase e SURPREENDA-SE!”
Quando era feito isso, aparecia o notebook completamente redesenhado em 3D e, após alguns segundos ele levantava a aba e girava bem em cima da mesa da pessoa!
WOW!
Foi sucesso absoluto…
Todos queriam ver/ter o notebook inovador. Achavam inclusive que o notebook que fazia isso (Realidade Aumentada).
Recentemente, recebi uma mensagem no meu WhatsApp de um amigo empresário e empreendedor, me dizendo: “Olha isso aqui, Leo! Por que você não aprende a fazer isso e oferece para seus clientes? ” – me apresentando exatamente à Realidade Aumentada em um rótulo de vinho (Procure no Youtube. Você vai adorar…)
Fantástico!
Piada velha em lugar novo = Piada Nova!
Pois bem…
A ideia aqui é provocar você a encontrar algo que possa oferecer como diferencial mesmo que não seja tão inovador, mas, principalmente, que você ainda não tenha feito.
Sugiro ainda que crie um hábito de planejar qual seria o próximo diferencial.
Um planejamento simples, por exemplo, pode ser o de planejar como criar diferenciais para cada mês de 2019.
Outro episódio…
Recebi um “Cartão Digital” pelo WhatsApp de um amigo que trabalha com Cafés Especiais. Vi isso e achei fantástico… Mostrei pra minha equipe e ninguém tinha visto algo parecido antes e logo começamos a fazer o nosso… Um de nossos estagiários falou: “Ficou legal, né? Foi o outro estagiário nosso que fez…”
Eu achei que ele não tinha entendido a grandeza do negócio ou que não estava falando da mesma coisa e passou…
Duas horas depois, tínhamos nosso próprio cartão digital feito por um de nossos estagiários…
Começamos a divulgar para nossos amigos e clientes e isso gerou uma ativação de vários contatos e negócios.
Pesquisei na internet e tinha uma pessoa que fazia isso e tentei contato com ela.
Adivinha?
Era nosso próprio estagiário…
Temos que identificar em nosso próprio time, em nosso meio, as oportunidades que temos para oferecer coisas bacanas como diferenciais!
Estava no quintal de casa e não tínhamos visto!
Mudança de hábito imediato!
Agora é só começar a colher os frutos…
Gere expectativas, crie planos de fidelização, ofereça brindes (algumas vezes, brindes que não tenham nada a ver com seu segmento tem ainda mais tração que pensar somente em brindes óbvios…), ofereça desconto mediante check-in (https://www.facebook.com/help/174846215904356) no seu estabelecimento, desconto por indicação de um amigo. Faça um NPS (https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/nps/), lembra que no primeiro de nossos textos, falamos da rede de postos que oferecia café para todos que abasteciam seus veículos? Talvez muitas destas sugestões você já tenha feito… Mas pense em outras e aplique no ano todo! Fará a diferença!
Sucesso… SEMPRE!
Só coisas boas… VaLEO

P.s.: Se tiver alguma dúvida, pode enviar mensagem para leo@4vets.com.br

Petmagazine edição 112

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