Artigo Gioso | Gestão e mercado para clínicas veterinárias e petshops A importância do marketing nas clínicas – parte I

giosoMuitos profissionais da área de saúde têm enorme dificuldade em saber captar clientes, mantê-los e fazer mais e melhores negócios.
Se você quer ser um profissional diferenciado na área de saúde, você precisa investir também em conhecimentos na área comercial. Ficar preso somente aos livros e estudos dentro da área técnica não o diferencia mais. Ser um excelente profissional, dominar muito bem o que você faz e a que se preparou não basta: hoje, você precisa conhecer sobre o mercado, entender sobre clientes, conhecer as ferramentas necessárias para que se consiga atingir o sucesso profissional.
Estamos vivendo em uma época de grande concorrência por profissionais de grande potencial, sendo assim, usamos o marketing para ser o diferencial do mercado competitivo, identificando os seus objetivos e formando uma identidade própria no mercado; é importante também direcionar o conceito que se usará em sua empresa, fazendo com que a mesma seja clara para seus clientes.
Um assunto que todos precisamos dominar é o empreendedorismo, uma área extremamente importante que orienta como ter sucesso profissional sabendo se relacionar bem com pessoas e a gerar sempre novos negócios.
As clínicas, consultórios e petshops precisam conhecer sobre o marketing. Muitas pessoas acreditam que não necessitam conhecer essa área; essa crença leva as pessoas a ter dificuldade de crescimento e retorno financeiro.
O marketing é fundamental para qualquer empresa e profissional que busque entender seus clientes, saber o quanto eles estão dispostos a pagar pelos serviços prestados e para traçar seu perfil. Conhecer seus clientes será melhor para planejar suas ações de marketing; nesse contexto você também saberá como é visto por eles, muitas vezes adequando sua imagem para melhor atendê-los.
Entretanto, o que buscamos com essas propostas é atender nossos clientes melhorando a cada nova oportunidade, satisfazendo-o e criando relacionamento e comunicação eficientes levando propostas e soluções para sua empresa, onde as mesmas sejam superiores e mostrem grande diferencial no mercado.
Realizar a gestão da sua empresa otimizando os resultados do seu consultório ou clínica atuando da porta para dentro e sabendo otimizar esses resultados da porta para fora, certamente, você precisará ter um melhor resultado financeiro, qualidade de vida e prestígio social.
Esses resultados não chegarão se não deixarmos de atuar dentro dos conceitos de commodity com nossos serviços prestados. Se seu serviço tem maior valor ele também vai ter maior preço. O cliente está habituado a pagar mais por produtos ou serviços com maior valor agregado.
Se o cliente chega a sua clínica e o valor percebido é baixo, ele vai achar o preço alto. E quando isso acontece, você vai ter baixo índice de fechamento de tratamento com os clientes (taxa de conversão).
Por exemplo: se a cada 10 clientes passando por uma consulta inicial você fecha de 1 a 3 (baixo índice de conversão), isso gera ociosidade e torna sua clínica inviável no mercado. Falta de clientes, com perda de qualidade de vida por falta de tempo.
Uma outra possibilidade é o alto valor percebido, automaticamente para ele o preço é baixo. Assim, quando o preço é muito menos que o valor percebido pelo cliente você fecha 10 casos em cada 10 consultas iniciais. Por outro lado, isso pode gerar fila de espera e excesso de trabalho com perda de qualidade de vida por falta de tempo.
Então o que devemos fazer para gerar equilíbrio?
A alternativa ideal é gerar valor percebido bem acima do preço: você pode conquistar de 8 a 9 clientes iniciais. A oferta de horários está em equilíbrio com a demanda de clientes otimizando seus resultados.
É exatamente isso que temos que buscar em nossa clínica.
Como fazer isso?
Será a continuação do nosso bate-papo para a próxima edição.

Petmagazine edição 112

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