Capacete inteligente avisa curso do ciclista

capacete-inteligente[1]

Já pensou em ter um capacete que avise automaticamente aos outros motoristas sua movimentação com a bike em meio ao trânsito sem que você precise acioná-lo? Pois é o que promete o Classon Helmet, um capacete inteligente capaz de detectar a aproximação de um veículo, acionar o pisca-alerta, gravar imagens do trânsito e, ainda, funcionar como um sistema de navegação.

Criada pela startup nova-iorquina Brooklyness, a novidade foi anunciada na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter e, portanto, ainda está em fase de desenvolvimento. O Classon Helmet, contudo, parece já ter conquistado o público ciclista, uma vez que a meta de arrecadar R$96.55 mil foi rapidamente superada – já foram doados quaseR$225.29 mil ao projeto.

O capacete inteligente é equipado com duas câmeras com sensores, uma na frente e outra na parte traseira do acessório, que identificam quando algum veículo está chegando perto da bike. Ao entender que a aproximação oferece algum risco ao ciclista, uma luz no visor começa a piscar, alertando-o sobre o perigo.

Outra função do equipamento é ajudar o ciclista a sinalizar para os condutores quando ele for fazer alguma curva ou manobra. Ao fazer o sinal com o braço, outros dois sensores localizados nas laterais do capacete detectam o movimento e acionam as luzes de pisca-alerta. A invenção traz ainda na parte traseira uma luz vermelha que acende toda vez que a bicicleta é freada. Além disso, as câmeras gravam todo o percurso, o que pode ser usado para esclarecer momentos de impasses ou de acidentes.

Por meio de bluetooth, o Classon Helmet é capaz de sincronizar com um smartphone e, dessa forma, fornecer informações de navegação por meio de luzes no visor, que indicam toda vez que o ciclista precisar fazer uma curva ou seguir em frente. O equipamento tem memória interna de 4GB e bateria com duração de aproximadamente duas horas e meia.

Confora o vídeo de apresentação do capacete:

Fonte: Prologo Ativo

Top