Mineira Roberta Stopa conquista MTB Cup, em Tiradentes, no XTERRA Estrada Real

Aproximadamente seis mil pessoas participaram do CIRCUITO XTERRA neste fim de semana. Evento contou com vitórias de Marcus Escrivani na Endurance 50k e Diogo Malagon  no Duatlon.

A cidade de Tiradentes recebeu neste fim de semana, dias 26 e 27, mais uma etapa do XTerra Brazil Tour 2015, principal circuito de esportes cross country do país. A disputa foi grande em todas as provas de sábado (Duathlon, Endurance 50k, Night Run 7km e 21km) e domingo (MTB Cup, a Kids mini corrida). O evento reuniu aproximadamente seis mil pessoas de mais de 200 cidades brasileiras.

A disputa da MTB Cup, evento que integra o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo e da Federação Mineira de Ciclismo, aconteceu na manhã desse domingo (27). A prova de mountain bike exigiu muita técnica dos mais de mil atletas que percorreram 41km por ladeiras, descidas de terra, trilhas e trechos de paralelepípedo. A largada aconteceu às 9h30, no Largo das Forras.

De olho nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, a mineira Roberta Stopa comemorou o primeiro lugar na MTB Cup (2h25min11seg). A atleta reforçou a importância de eventos como o XTERRA no calendário brasileiro.

“Foi um pouco duro, pois venho de uma semana muito cheia. Sofri bastante hoje, não só com o físico, mas com o calor. A minha ideia foi sair e fazer força. Estou muito feliz de estar representando bem o evento. De todas as etapas que eu competi eu só perdi uma. Pra mim XTERRA é festa, é diversão”, comenta a representante da seleção brasileira de MTB e embaixadora da MTB Cup.

Entre os homens, destaque para o morador de Tiradentes Carlos Alberto Fernandes. Em chegada emocionante, ele venceu a prova com o tempo de 1h49min48seg . O suíço Lukas Kaufmann (1h50min39seg), chegou em segundo.

 

Kids mini corrida

A manhã de domingo também foi de muita alegria com mais de 500 crianças na kids mini corrida. Pequenos de 1 a 13 anos se divertiram em Tiradentes, na Praça da Rodoviária, em uma prova que tem como objetivo aproximar a criançada da prática esportiva.

“O número de pessoas no evento é impressionante, comemoramos 10 anos de XTERRA esse ano e sete em Tiradentes com recorde de inscritos. A estrutura do evento conta com mais de 400 pessoas trabalhando. É um projeto que mexe com muitas cidades. Lotamos Tiradentes e São João Del Rei. Trabalhamos para que o projeto fique ainda melhor”, declara Bernardo Fonseca, organizador do XTERRA Brazil Tour.

Marcus Escrivani vence pela primeira vez o Endurance 50K e Marcio Souza comemora o título de campeão do circuito de 50km.

O sábado (26) começou com o XTERRA Endurance 50K. Mais de 300 corredores percorreram 50km entre trilhas e matas, com um clima quente e seco. O atleta de Resende (interior do Rio de Janeiro) Marcus Paulo Escrivani Borges foi o guerreiro mais rápido na prova mais longa do dia, com o tempo de 4h47min38seg. Marcio Souza foi segundo com o tempo de 4h59min21seg. Mesmo com a segunda colocação, Marcio Souza conquistou o título do circuito Endurance 50k de 2015.

“Essa prova é radical por conta da altimetria. Tive alguns imprevistos como a minha mochila que furou. Fiquei sem água por 20km, mas tava bem treinado. Vim de outras ultramaratonas. E esse foi meu primeiro pódio do ano Estou feliz e pretendo voltar para as próximas edições”, declara Marcus Escrivani.

No feminino, vitória de Lara Martins (5h32min45seg). Lívia Bustamante, líder do ranking,  ficou em segundo lugar no XTERRA Endurance 50k com o tempo de 5h38min20seg

Diogo Malagon e Isabella Ribeiro são os grandes vencedores do tradicional Duathlon XTERRA.

A disputa do Duathlon também aconteceu no sábado (26). A competição com 3km de trail run, 32km de MTB e 9km de trail run teve um percurso desafiador. Diogo Malagon enfrentou as dificuldades do calor e das subidas duras e venceu o XTERRA Duathlon (2h47min46seg). Com a vitória, o atleta se manteve na liderança do ranking. O segundo lugar ficou com Marcelo Sebastião Manoel com 2h48min27seg. Rodrigo Altafini terminou em terceiro lugar com o tempo de 2h53min37seg. O guerreiro teve a companhia da sua filha nos últimos metros da prova. No feminino, Isabella G. Ribeiro foi a grande campeã com o tempo de 3h36min40seg. Laura Mira Dias ficou em segundo lugar com 3h39min04seg.

“Prova de duatlhon é dura assim, com esse calor você não tem um segundo de folga. O percurso foi muito técnico, quase três horas com força direto. Não tem prova que compare. Muito bom.”, declara Diogo Malagon.

O dia de sábado terminou com a Night Run, os atletas tiveram a experiência de correr usando uma lanterna na cabeça, superando diversos obstáculos naturais, nas modalidades de 7km e 21km.

Após a etapa de Tiradentes, o XTERRA Brazil Tour ainda passará por Fernando de Noronha e Juiz de Fora. O XTERRA ESTRADA REAL tem patrocínio master do Sesi Fiemg e conta o apoio de Maçãs Turma da Mônica, Oakley, Suunto e Prefeitura de Tiradentes. O suplemento oficial é Exceed. Mídia oficial é a Go Outside e Eu Atleta.  A realização é do Instituto XTERRA.

 

Top