Rio promove Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta em Setembro

Com quase 400 km de malha cicloviária (a maior da América Latina), o Rio de Janeiro está próximo de alcançar a meta de construir 450 km de ciclovias, ciclofaixas, calçadas e faixas compartilhadas até 2016, ano dos Jogos Olímpicos, incentivando a população a optar pela bicicleta como meio de transporte. E com o objetivo de promover a integração da bicicleta aos modais de transporte urbano da cidade (metrô, trens e ônibus), a Prefeitura do Rio, por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente, promove de 20 a 22 de setembro, o 5º Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicletas – o biciRio.

O evento faz parte do programa “Rio, Capital da Bicicleta”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), que visa a implementar ações de incentivo e fomento ao uso da bicicleta. O fórum vai realizar uma série de debates, palestras e apresentação de cases com convidados nacionais e estrangeiros, além de diversas atividades paralelas, algumas inéditas, que vão movimentar diferentes pontos da Zona Sul do Rio na Semana Nacional do Trânsito.

O biciRio será aberto no domingo (20/09) com o já tradicional passeio ciclístico no Aterro do Flamengo. A concentração será às 8h no Monumento aos Pracinhas. O passeio, que conta com parceria da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), reúne a cada ano um número maior de pessoas pedalando. Durante as quatro últimas edições do evento, o passeio ciclístico já reuniu cerca de 50 mil pessoas.

Em seguida, o biciRio promove, pela primeira vez, uma exibição de BMX Freestyle com a participação de atletas convidados fazendo manobras radicais e aéreas para o público em meio a bicicletas, equipamentos e rampas. A demonstração está marcada para às 10h30 também no Monumento aos Pracinhas. Logo depois, no mesmo local, às 11h30, acontece um torneio de Slow Biking, no qual os ciclistas competem para ir de um ponto ao outro o mais devagar possível, sem botar os pés no chão. A competição, que conta com apoio do Consulado da Holanda, vai entregar prêmios surpresas aos vencedores.

O fórum acontece no dia seguinte, segunda-feira (21), no Hotel JW Marriott, na orla de Copacabana, das 9h às 17h15, reunindo diversas personalidades do Brasil e do exterior, entre prefeitos, secretários, pesquisadores, ativistas, ciclistas, gestores públicos de órgãos de trânsito e de meio ambiente, estudantes, empresários e representantes de concessionárias de transporte público.

Entre os temas do fórum estão, entre outros, comportamento dos usuários da bicicleta, modelos de gestão da bicicleta em diferentes cidades, modelos de ciclovia, casos nacionais e internacionais, o trabalho de universidades no setor, integração dos usuários de bike com outros modais de transporte e legislação do trânsito.

Em edições anteriores, o fórum já contou com a participação, entre outros, de Janette Sadik-Khan, ex-secretária Municipal de Transportes de Nova York; Frans van Schoot, vice-presidente da European Cyclists Federation; Roelof Wittink, diretor da Embaixada Holandesa de Ciclismo; Altamirando Moraes,ciclista e subsecretário municipal de Meio Ambiente do Rio; Zé Lobo, presidente da ONG Transporte Ativo.

No último dia do evento (22), data em que se celebra o Dia Mundial Sem Carro, os participantes do biciRio vão realizar visitas técnicas àciclovia de Laranjeiras, uma rota de 10,4 quilômetros cortando os bairros de Cosme Velho, Laranjeiras, Largo do Machado, Flamengo e Botafogo. A concentração está prevista para às 9h, na Praça São Judas Tadeu, altura do Bondinho do Corcovado, no Cosme Velho. O objetivo da pedalada técnica no biciRio é mostrar ao público tecnologias, processos construtivos, modelos de bicicletários e outros equipamentos urbanos. As inscrições para o fórum e os eventos são gratuitas e podem ser feitas no site do biciRio (www.bicirio.com.br).

MS

Top