Melhor configuração da bicicleta

1408740445730[1]

Simples mudanças na configuração do passeio de bicicleta podem beneficiar a mulher

As pessoas têm andado sobre duas rodas para explorar trilhas de bicicleta ao ar livre ou ter aulas de ciclismo indoor. Mas um estudo recente mostrou que a configuração da bicicleta pode ferir o assoalho pélvico da mulher.

Nos últimos anos, pesquisadores têm estudado os efeitos na saúde do ciclismo em homens. Descobriram que a pressão dos assentos de bicicleta pode levar à disfunção sexual. O estudo mostrou que o assento da bicicleta pressiona o púbis e a virilha. Esta pressão empurra o nervo e reduz o fluxo sanguíneo na área.

Recentemente, um pequeno estudo da Universidade de Yale teve como objetivo ver se as mulheres têm o mesmo problema com os assentos de bicicleta. Os pesquisadores calcularam que a altura do guidão pode afetar a pressão do assento na pelve das mulheres. Eles queriam ver se mudar a configuração da bicicleta poderia ajudar a prevenir lesões.

As mulheres colocavam suas bicicletas em suportes fixos e andavam em um ritmo constante. Os pesquisadores compararam, então, a altura do guidão. Mediram também quanta pressão os assentos da bicicleta colocavam no assoalho pélvico das mulheres.

Assim, descobriu-se que:

 

  • Guidões mais baixos colocam mais pressão na virilha. As mulheres se inclinavam mais para a frente. Isto colocava mais peso sobre os assentos da bicicleta.
  • As mulheres relataram mais dor e dormência com guidões mais baixos.
  • Elevar o guidão acima do assento da bicicleta reduziu a pressão e o risco de lesão.

Recomenda-se, assim, que as mulheres que andam muitas vezes e por longas distâncias considerem mudar a configuração de sua bicicleta.

 

As mulheres devem prestar atenção em como se sentem quando estão andando de bicicleta. Elas devem ajustar suas bicicletas para aliviar sinais de dor e dormência.

 

Este estudo foi publicado em março de 2012, por Julie LaCombe, no Journal of Sexual Medicine. Foi o trabalho mais recente na área de ciclismo e saúde sexual das mulheres.

 

LaCombe diz que são necessárias mais pesquisas sobre os efeitos a longo prazo da pressão sobre a pelve das ciclistas. Os pesquisadores também dizem que mais estudos são necessários para verificar se o aumento da pressão do assento e diminuição da sensação genital pode afetar a vida sexual de uma mulher.

 FONTES:
 – Centers for Disease Control and Prevention. Bicycle saddles and reproductive health.
– National Institute for Occupational and Safety and Health. Workplace solutions.
– Partin SN, Connell KA, Schrader S, The bar sinister: does handlebar level damage the pelvic floor in female cyclists? J Sex Med. 2012;9:1367-73.
 Copyright © 2013 myOptumHealth.

Fonte da matéria: CuidadosMil

Top