Prepare o bichinho para receber o bebê

crianca-bebe-cachorro[1]

Até agora ele era o centro das atenções. Seu bichinho de estimação está acostumado com todo tipo de caprichos, desde tempo para brincadeiras como cafunés sem hora ou lugar. Mas com a chegada de um bebê, tudo muda. O recém-nascido exige cuidados intensivos, além de provocar uma série de alterações na dinâmica da casa. Por isso, segundo a gerente de Educação da Sociedade Mundial de Proteção aos Animais WSPA Brasil, Elizabeth Mac Gregor, o preparo do animal para a vinda de um novo membro é fundamental e deve ser iniciado logo no começo da gestação.

“Toda a mudança na rotina do cão após a chegada do bebê, se não for  feita de forma adequada, poderá gerar sentimentos negativos no animal, como abandono, ciúmes ou até mesmo raiva. Em casos mais graves, poderá gerar até depressão”, afirma Mac Gregor. Sendo assim, algumas medidas são básicas e essenciais para evitar transtornos e até mesmo não oferecer risco à saúde da mãe e do bebê. “Primeiramente, o bichinho deverá ser devidamente vacinado e estar livres de vermes e pulgas. Em segundo lugar, é importante os pais incluírem o animal nas novidades, como a montagem do berço e os preparativos do quartos, entre outras coisas”, orienta a profissional.

Com o nascimento do bebê, é hora de fazer as devidas apresentações. ”Isso poderá ser feito lentamente. Uma dica é, com o bebê ainda na maternidade, o pai trazer alguma roupinha para o cão cheirar, permitindo a ele ir se acostumando com o bebê. Outra recomendação é deixar alguns paninhos com o cheiro do bebê em locais que gere boas sensações ao cão, como em sua caminha, perto do pote de ração, etc”, aconselha a especialista.

Além disso, é muito importante não mudar o seu tratamento com o bichinho. “Nunca trate o animal de forma rude principalmente quando ele se aproximar do bebê ou de seus objetos. É importante considerar sempre o bichinho como um membro da família, pois é assim como ele nos enxerga, um membro de sua matilha”, conclui.

Fonte: Bolsa de Mulher

*

Top